Receitas

Legumes Assados no Forno

sem glúten, sem leite

 

Ingredientes: Você pode utilizar os legumes que você tiver em casa: cenoura, quiabo, cebola, vagem, tomate, mandioquinha, batata doce, pimentão, brócolis, couve-flor, abóbora, moranga.  

 

Modo de preparo: Corte os legumes (rodelas ou tiras) em pedaços pequenos, adicione sal a gosto, pimenta a gosto, pincele os legumes com azeite de oliva ou óleo de coco. Leve para o forno. Espere os legumes ficarem cozidos e mais tostados. 

Picolé de Manga

sem leite

 

 

Ingredientes: 1 manga palmer pequena, ½ xícara de leite de coco, 1 xícara de blueberry, 1 rodela de gengibre.

 

Modo de Preparo: Bata a manga, o leite de coco e o gengibre no liquidificador. Coloque o bluberry nas forminhas de picolé e adicione o creme de manga batido. Por último, coloque os palitinhos e leve para o freezer.

Mousse de Cacau

sem glúten, sem leite

 

Ingredientes: ½ abacate médio, 1 colher de sopa de cacau (a gosto), 1 colher de sopa de açúcar de coco ou agave, 1 banana nanica.

Modo de preparo: coloque tudo no mixer até formar um creme. Se você não tiver mixer, também pode fazer no liquidificador. Se necessário, adicione água ou leite de coco para bater. Você também pode usar a banana congelada

 

Pudim de Chia

sem glúten, sem leite

 

Ingredientes: 2 colheres de sopa de chia, 1 xícara de chá pequena de suco de uva integral, frutas (opcional).

 

Modo de preparo: Deixe 2 colheres de sopa de chia em um recipiente e preencha com suco de uva integral até cobrir completamente a chia, misture e coloque na geladeira. Espere, no mínimo, 1 hora. Adicione as frutas da sua preferência. Coma no café da manhã ou como lanche. Você pode deixar da noite para o dia.

 

Pão de Chia

sem glúten, sem leite

 

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de aveia, 2 colheres de sopa de chia, 1 colher de sopa de semente de girassol ou abóbora, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de açúcar de coco / mascavo/ mel, 1 ½ xícara de água quente/fervendo.

 

Modo de preparo: misture a chia com água quente e espere 10 minutos. Adicione os demais ingredientes. Espalhe a massa em uma forma anti-aderente (untada com um pouco de óleo). Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos. 

Suco Verde

sem leite

 

Ingredientes: 1 fatia de melão, 1 rodela de gengibre, 1 galho de salsão, 1 copo de água.

 

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador.

O mais importante do suco verde é ter algum vegetal. Você pode substituir o salsão por salsinha, folha de brócolis, couve ou espinafre, e o melão por maçã, abacaxi ou água de coco. 

 

Spaghetti de Abobrinha

sem glúten, sem leite

 

Ingredientes: 1 abobrinha italiana, 4 tomates italianos, 1 cebola, alho, sal, pimenta a gosto, 1 colher de sopa de azeite de oliva, manjericão a gosto.

 

Modo de preparo: refogue o tomate, cebola e alho com o azeite e deixe cozinhar até formar um molho. Com um "spiralizer" faça o macarrão de abobrinha. O spiralizer pode ser encontrado no Multicoisas e lojas de cozinha. Não cozinhe a abobrinha. Misture a abobrinha com o molho bem quente e sirva. 

 

 

Muffins de Legumes

sem glúten, sem leite

 

Ingredientes: 4 ovos, 2 colheres de sopa de farinha de aveia, 2 colheres de sopa de amido de milho, 1 colher de sopa de fermento químico, legumes da sua preferência (ervilha congelada, milho, cenoura ralada, cogumelos refogados previamente, brócolis, espinafre, tomate, cebola, alho poró), sal e pimenta a gosto.

 

Modo de preparo: preencha as forminhas com os legumes que você escolheu. Misture manualmente os ovos com as farinhas, o fermento e o sal. Por último, coloque a massa nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Para ficar ainda mais saudável, você pode usar farinha de coco no lugar do amido de milho e da aveia. Rende 6 muffins. Ótima receita para você levar de lanche para o trabalho.